Monday, January 03, 2011

7 dias #6

"Obrigado" em linguagem gestual
Há uns anos largos - diz que são por volta de 4 - eu trabalhei numa esplanada à beira mar.

Não foi nada de fantástico ou duradouro. Os pais de uma amiga, que tinham um café/restaurante numa praia em Mil Fontes, precisavam de uma mãozinha e eu levei duas. No total foram apenas 5 dias, 50 euros de recompensa, um bronze na cara e várias horas de pé numa esplanada, a atender clientes.

Mas posso-vos dizer que nunca, mas nunca, fui tão mal tratado na vida como nesses 3 dias. Não pelos meus "patrões" - que até eram um patronato bem porreiro - mas pelos clientes.

Fui insultado, mal tratado, enxovalhado e tudo... em apenas 3 dias. Desde me chamarem como a um cão, me falarem como se fosse um escravo até me insultarem por demorar a trazer os pedidos, tive de tudo. Posso dizer que a partir desse dia, nunca mais tratei mal um empregado de um restaurante, ou deixei que o fizessem comigo presente. É verdade que aquela gente cospe na nossa sopa. Mas é porque nós merecemos.

Durante esses 3 dias ouvi diversas coisas - como "despache-se", "então, demora muito?" ou "eu não tenho o dia todo". E eu juro que não era incompetente. É verdade que não sabia tirar imperiais mas uma porra de uma tosta fazia-a com amor, carinho e manteiga. Mas na verdade, o que me fazia mais confusão era o que eu não ouvia. Especificamente a palavra "obrigado".

É uma palavra tão simples, que muda tanto um cenário. E que curiosamente, na sua génese, está totalmente errada. Dizer-se um simples "obrigado" é reconhecer um gesto que alguém fez, meramente por gentileza. Não porque foi "obrigado". No entanto, ouvir-se um "obrigado" sabe bem. E o problema é que não é dito na quantidade que se devia. Alguns dos meus clientes diziam mas a maioria estava a dar tanto uso à palavra como à inscrição no ginásio. Nenhuma.

Por isso esta semana resolvi dar uma volta de 180º à falta de educação.
Durante 7 dias não vou dizer "Obrigado" uma única vez.
Quero ver se as pessoas ainda sentem falta da palavra. Quero ver se as pessoas sequer se lembram dela.

PS - Eu até agradecia ao Francisco Baptista, amigo que me sugeriu o desafio...
... mas não me apetece.

2 comments:

Ana said...

... até agora estou a adorar esta edição #6 dos "7 dias" :D

Gui said...

Pois acredito que sim.
Andas a receber um valente subsídio de estupidez da minha parte.