Thursday, January 06, 2011

Picado vs "O Turista"

“O Turista” – …é daqueles que levam as toalhas do Hotel

CONTRA PICADO/GF – Uma adivinha: quem é que usa meia branca com chinelos, anda sempre vestido ao contrario da estação em que estamos e não se percebe o que diz? Não, não é o Alberto João Jardim. É um turista. Então, porque raio quererá Hollywood fazer um filme sobre um? Turistas não são um bom tema para filmes. Há uma regra de ouro no cinema para coisas que não se devem filmar: crianças, bebés e turistas, porque no fundo, os turistas são bébés que se portam como animais. Ainda por cima, a personagem principal deste filme é um turista Americano. São os piores. Fazem barulho e nunca gostam da comida. Já que tinham de usar turistas, que fosse um chinês porque esses ao menos andam calados e gastam dinheiro. É chato é andarem sempre em grupos de 780. Para piorar a situação, o filme é passado em Itália, um sítio onde se deveria estar a comer massa, a beber vinho e a ver belas mulheres, não era aos tiros a portas de Hotel. É uma pouca vergonha. Ainda por cima porque uma porta de Hotel é quase tão inofensiva como um GNR.
Ao menos sigam a lógica da coisa. Se o herói é um turista, o vilão tem de, obrigatoriamente, ser um taxista. Já não há cuidado narrativo. Mas pronto, se querem ver o filme, fiquem sabendo que a história é sobre o engano de um homem que vai atrás dos belos olhos da Angelina na esperança de coisa boa, e afinal é um estratagema de espionagem. É basicamente uma metáfora para o que se passa com o espectador. Ao ver os belos olhos da Angelina julga que vai a alguma coisa boa e afinal não, é só este filme. Que é bem pior e mais perigoso que qualquer estratagema de espionagem.
Como conselho cinematográfico desta semana, e já que estamos na temática do turismo, aconselho-vos “Say Cheeeese”, um documentário em stop motion sobre a futilidade e ignorância da nossa juventude perante a cultura em geral e as estátuas com pilas à mostra em particular. Numa projecção de 23 horas seguidas, veja em sequência todos os 83 milhões de fotografias algumas vez tiradas ao lado da Torre de Pisa, com a mãozinha esticada a fingir que se está a segurar a torre.

As seen on O Indesmentível.

No comments: