Monday, February 14, 2011

7 dias #12

"Eu vou amar-te para sempre".
"Só vou comer mais este rissol".
"Tens isso pronto amanhã".
"Está marcado às 10h, eu apareço lá às 10h".
"Vou começar a ir ao ginásio todas as semanas".

É engraçado como fazemos da falta de cumprimento das promessas motivo de linchamento público de políticos mas nós, enquanto seres preguiçosos e lentos, conseguimos ser piores do que eles.

Vocês cumprem o que prometem? Não, a sério. Cumprem? Quantas vezes por dia se desculpam? Ou melhor ainda. Das decisões de novo ano que tomaram, quantos de vocês já quebraram? Não iam deixar de fumar, suas grelhas do Chimarrão? Não iam começar a ir ao ginásio 2 vezes por semana, seus potes de sebo? Pois. Mas não vão. Nem deixaram.

Eu não gosto de promessas. Gosto de desafios. Entre palavras que caem em saco roto e jogos que me desafiam com retorno, eu prefiro sempre o segundo. Enfiar uma uva passa na boca à meia-noite de um dia 31 e prometer meia dúzia de coisas não tem fundamento. Penalizar-me, desafiar-me e puxar por mim, tem. É o meu lado competitivo a trabalhar na perfeição com um instinto qualquer suícida que eu acho que tenho.

Sempre pratiquei desporto. Em pequeno era gordo - daqueles que têm 3 queixos e tudo - e com o tempo fui tendo cuidado comigo. Pratiquei quase tantos desportos como há palavras que o Jorge Jesus não sabe o que querem dizer num dicionário. Futebol, Volleyball, basketball, golf, natação, rugby, e a lista continua. A certa altura da minha vida até me forçava a correr 3 vezes por semana. Cheguei a ser o otário que subia e descia o Parque Eduardo Sétimo às 21h da noite, de um dia de chuva. Sim, era eu.

Depois comecei a sentar-me atrás de um pc. O tempo para o desporto foi dando espaço ao tempo para ganhar dinheiro ao fim do mês. E o espírito de grupo, de camaradagem e a competição, foram substítuidas por barras de metal num ginásio ao pé de casa. Actualmente jogo futebol às segundas todas as semanas, ocasionalmente às quartas, e jogo basketball todos os fins-de-semana. Como não chegava - e apesar de sempre ter preferido fazer desporto em equipa - há uns meses decidi inscrever-me num ginásio. Comecei por ir três vezes por semana. Desde dezembro... que não meto lá os pés.

E isto é uma estupidez. Primeiro porque são 60 euros que estarem a ir para o Ginásio Clube Português ou para acções do BPN, é a mesma coisa. E segundo, porque me faz falta. Não, não sou um daqueles paranóicos de ginásio que precisa de cheirar a suor de 48h em 48h para poder ingerir 1 caloria. Eu quando como não faço contas. Mastigo. Mas durante tantos anos pratiquei desporto que hoje em dia sinto que preciso. Faz-me falta. À falta de melhor termo, roubo um que os treinadores de futebol gostam de usar - é uma questão de "dar continuidade ao trabalho".

Por isso, esta semana vou cumprir um desafio.
Não uma promessa, que eu não jurei a nenhum Deus da passagem de ano que metia lá os pés.
Mas um desafio. O de ir, todos os dias desta semana, ao ginásio.
Mesmo que tenha ou não outros desportos planeados.

Tenho de re-ganhar o hábito de lá ir.
Nem que seja para olhar para as toalhas onde os meus 60 euros andam a ser gastos.

No comments: