Saturday, February 14, 2009

Querem, podem mas não mandam

Nunca fui grande fã de rádio. Preferia imagem, sei lá porquê. E detestava ser obrigado a ouvir música que não presta. Música que não gosto. Mas lentamente fui descobrindo verdadeiras pérolas, rádios que acertavam mais vezes, e programas dos quais agora sou fã.

Se andarem de carro comigo vão-me odiar para todo o sempre. Não porque espete o carro contra rails, também acontece, mas porque sou muito mais rápido a ficar a ouvir uma conversa sobre pesca no Rádio Clube Português que música na Best Rock ou na RFM. Prefiro conversa, pessoas a falar, informação e indiossincracias verbais. Sotaques, culturas e opiniões. É infinitamente melhor que One Republic's, Perfume's ou Sardet's...

Mas isto tudo é para fazer menção a um programa de rádio que ouço atentamente. Porque há o governo... depois há o Governo Sombra. Na TSF, às sextas feiras pelas 19.20h, Pedro Mexia, Ricardo Araujo Pereira, João Miguel Tavares com coordenação de Carlos Vaz Marques.

Não, não ouço o programa porque o Ricardo Araujo Pereira faz parte do elenco. Sim, gosto muito do trabalho dele como humorista mas mais que isso é inteligente e perspicaz. Juntando-se outros de jornalismo, Advocacia, Comunicação Social e Cinema, que têm alguma coisa para dizer há um programa ácido, acutilante e com piada q.b.

De resto há outros pequenos prazeres radiofónicos que tenho. "Tubo de Ensaio", "O Tal País", "Laboratolarilolela", "Prova Oral" e o fantástico e iluminador "Posto de Escuta".

Este último passa na hora dos loucos. Nas madrugadas do RCP durante duas horas o programa recebe chamadas de pessoas trabalhadoras ou com insónias, que podem falar do que quiserem. Do bolo que fizeram ao almoço ou da Guerra no Iraque. Pessoas de todos os tipos e feitios falam com amizade e tempo. Adoro. Um programa que mostra os verdadeiros Portugueses, uns seres emocionais com sentido de humor.

Viva as ondas hertzianas...
gui

1 comment:

Marta said...

Como devoradora de podcasts, percebo. Embora no meu caso, também goste de música. Mas troco qualquer melodia por um tubo de Ensaio ou uma Prova Oral. Pelo-me por isso. O Governo Sombra ouvi poucas vezes porque há o Conversas de Raparigas e depois não consigo ouvir os podcasts da TSF. Mas esta parte já não te interessa nada. :P
bjs
Marta