Monday, February 23, 2009

(Not) Revolutionary Oscar

Venho falar dos óscares mas antes de o fazer quero falar de um filme em especial...

"Revolutionary Road" pode ser visto, à laia de brincadeira, como uma sequela do "Titanic". Kate Whinslet e Leo DiCaprio são um casal nos seus trintas que se vê totalmente dentro do American Dream, "adormecidos" numa ruazinha de casas bonitas e iguais, chamada "Estrada da Revolução".

Se "American Beauty" era sobre a crise de meia idade de um homem, este filme é sobre a crise de meia idade de um casal. E toda a qualidade do mesmo se pode ver nos primeiros 7 minutos de filme, ainda antes de o título aparecer a bold.
Kate Whinslet e Di Caprio discutem ao lado do carro, parados numa estrada secundária, e a cena é de uma força, de uma intensidade que nos agarra imediatamente como um porteiro de discoteca a um bêbado no topo de uma coluna. São ambos tão bons actores que me hipnotizaram para o ecrã no primeiro minuto. E se há filmes que se apoiam apenas nas interpretações este não é um desses. Desde a história até ao último plano do filme, se prova que o filme é forte e chocante. Bruto.
Tenho muita pena que não tenha tido mais tempo de antena nos prémios...



Em relação aos óscares acho que não há muito a dizer. Uma nota positiva e outra agri-doce.

Gostei da forma como simplificaram e reorganizaram a ordem dos prémios seguindo a sequência de trabalhos de um filme. Original e nunca chato, algo que os óscares por vezes conseguiam ser e muito... A nota agridoce vai para o "Wolverine". Tudo bem que sabes cantar e dançar, e és bastante bom nisso, mas não tens o "brilho". Não és a Ellen nem o Jon Stewart. Não tens momentos inesquecíveis nem piadas únicas. Tens talento para cantar... fizeste um trabalho consistente mas sem seres brilhante. Espero que para o ano vão buscar novamente um comediante.

Fiquei ainda bastante feliz pela Penélope e pelo Heath.
Em relação ao vencedor tenho de o ver rapidamente. Não me escapas, "cão".
Depois de ver dou notícias.
Vocês vão ver o "Revolutionary Road". Vá.

gui

1 comment:

Carl said...

É não é? "Revolutionary Road" devia de ser o filme a substituir o "The Reader" nas nomeações. Enfim