Thursday, April 01, 2010

Picado vs terror Americano


“The Crazies – Desconfia Dos Teus Vizinhos” – …ou então só deste filme

CONTRA PICADO/GF – A sensação que eu tive ao ver este filme foi a mesma de estar pregado, com pregos ferrugentos, ao tampo da mesa de entrevistas da Judite de Sousa enquanto a minha pele é consumida lentamente por ácido sulfúrico e pior… ouço o Pinto da Costa a falar durante uma hora sem parar sobre futebol. Adoro a noção que os americanos têm de terror. São sempre pessoas estranhas que se babam e que correm atrás de raparigas mamalhudas. Isso não é terror. É uma saída ao sábado para a discoteca “Jamaica”. Ou são pessoas putrefactas que querem comer cérebros. Ou famílias doentes que querem matar toda os visitantes da sua aldeia. Ou vírus mortais que dizima a população de cidades inteiras. Ou uma catástrofe natural que manda monumentos reconhecíveis por “àgua a baixo”. Terror não é nada disso. O que mete medo é olhar para o bilhete e ver “101 minutos” na duração disto. E ter pago o bilhete.
“Desconfia Dos Teus Vizinhos” é mais uma estopada de terror americano em que, preparem-se para a surpresa narrativa, todos enlouquecem e começam a chacinar pessoas à parva. Isto só tem piada no sentido em que foi o que desejei que acontecesse durante o Congresso do PSD há uns dias. Quando envolve americanos a morrerem para mim não é “terror”. É “pornografia”. Eu gosto tanto de ver que não me responsabilizo pelas reacções físicas que o meu corpo possa ter às imagens. O objectivo é o espectador ter medo dos seus vizinhos? Eu já tenho, obrigado. Não só moro na Damaia como vivo num país que deu um segundo mandato a José Sócrates. Que dá mais importância aos pés do avançado do Benfica que ao fecho dos seus Centros de Saúde. Que compra mais cd’s dos D’ZRT do que dos Ornatos Violeta. Que bebe mais Carlsberg que “ginginha”. Que veste mais Zara que Feira da Ladra. Que come mais Sundaes que sardinhas assadas. Que vê mais novelas do que filmes na cinemateca. Eu não preciso de ter medo dos meus vizinhos. Eu ouço-os aos sábados de manhã a irem à casa-de-banho.

As seen on O Indesmentível.

1 comment:

Marta K said...

Por isso é que não costumo ir ao cinema ver filmes de terror. Fico sempre a perder dinheiro porque as histórias vão praticamente dar ao mesmo.