Thursday, May 13, 2010

Picado vs "Robin Hood"


“Robin Hood” – …roubar ao espectador para dar ao produtor

CONTRA PICADO/GF – A sensação que eu tive ao ver este filme foi a mesma de estar a ser operado ao menisco, a frio, por doentes de Parkinson, enquanto estou deitado de costas no centro do Marquês, a ser atropelado pela camioneta da equipa, que está bêbada, rodeado por milhares de pessoas a gritar pelo Benfica à minha volta. Não entendo como uma personagem como o “Robin Hood” é tão popular entre americanos. A nação mais capitalista do planeta tem dezenas de versões diferentes do “Estaline dos Collants” e não se parece importar. Como é que “roubar aos ricos para dar aos pobres” ainda não foi alterado num dos filmes para “roubar aos desatentos para dar a programas de televisão sobre moda” é que ainda não percebi. E se o ano passado foi o filme de animação “Up” que abriu Cannes, este ano deixaram-se os balões de lado e foram-se buscar as flechas. “Robin Hood” é o filme de abertura de um festival mais vendido que o corpo das senhoras que se vêem à noite pelo técnico.
Num festival em que Jean-Luc Godard tem nova obra, Ridley-lembram-se-que-fui-eu-que-fiz-o-Alien-Scott deve ter pago mais pelo bilhete. Num festival em que o brilhante e apaixonante documentarista Kiarostami tem nova película, Ridley-e-que-fui-eu-que-fiz-o-Blade-Runner-lembram-se-Scott deve-se ter posto de joelhos mais depressa. Ter estes dois nomes nas estreias e escolher Ridley Scott para abrir o festival é como dar uma festa em casa aos “Cahiers du Cinema” e ter o “Batatinha” a abrir a porta aos convidados. “Robin Hood” não é mais que “O Gladiador” uns séculos mais tarde. Troquem os romanos pelos ingleses, a arena por uma floresta e a cara de cu de Russell Crowe pela cara de cu de Russell Crowe, e só têm de mudar o nome à coisa. E não percebo a mania de, no poster do filme, venderem-se os actores pelos Óscares que ganharam. Que importância tem o prémio para este desempenho? Tem tanta relevância como o Queiroz, agora na convocatória dos jogadores para a selecção, ir dizendo que convoca o Cristiano Ronaldo porque “já foi para a cama com a Nereida” e deixa de fora o César Peixoto porque “a Diana Chaves não está assim tão boa nos dias que correm”.

As seen on O Indesmentível.

No comments: