Monday, January 24, 2011

7 dias #9

Uma adivinha:
- São 8 a 15% da população mundial.
- Foram injustiçados durante séculos, em várias culturas - chinesa, hebraica e latina, entre outras.
- Para os Incas e para a população dos Andes têm poderes de curandade e magia.
- Cientistas estão empenhados em provar que têm maior probabilidade de ser homossexuais - sem grande sucesso.
- Há quem defenda que morrem mais cedo.
- Têm maior probabilidade de sofrer alergias, enxaquecas e insónias.
- Têm maior probabilidade de estar em extremos da inteligência.
- Têm 3 vezes maior probabilidade de se tornarem alcoólicos.
- Eram os que em pequenos, depois de escrever, borravam tudo.

Quem são? Os canhotos.
Durante anos foram torturados e viram a sua predisposição natural contrariada devido a crenças, mitos e feitiçarias. Hoje em dia são aqueles que nos pedem para os ajudarmos com o abre-latas.

O meu pai dizia-me que uma familiar minha, afastada, conseguia escrever com as duas mãos. Era professora e dizia-se que ela começava uma frase do início com a mão esquerda e do fim com a mão direita, acabando-a no meio. Nunca assisti a isto. Mas gostava. Outro exemplo menos divertido, a minha mãe nasceu canhota mas foi forçada pelos pais a usar a mão direita para escrever. "Parecia mal" diziam-lhes na escola. Actualmente usa a mão esquerda para fazer tudo, menos escrever.

A escolha do lado predominante é natural e inconsciente. Se são destros é mais provável que chutem uma bola com o pé direito e ponham o olho direito numa objectiva para tirar uma fotografia. Defende-se que é possível prever qual o lado predominante numa criança antes dela nascer, pela mão que tem mais perto da boca. No entanto, e mesmo depois de vários milénios de existência, conseguimos pôr 25 pessoas dentro de um Mini e dar-lhes um prémio mas ainda não sabemos o que faz alguém destro ou canhoto. Só se sabe que tem haver com as duas metades do cérebro.

O lado esquerdo do nosso cérebro controla o lado direito do corpo. O lado direito do cérebro, o esquerdo.  O lado esquerdo do cérebro controla a linguagem e o vocabulário. O ritmo, a entoação e a expressão do discurso estão todas do lado esquerdo. O lado direito fica com a parte literal do discurso, o lado esquerdo com a parte contextual do discurso. A depressão, por exemplo, está ligada ao lado direito do cérebro. Suponho que isso justifique porque os canhotos se tornem alcoólicos com maior facilidade. Ou Sportinguistas.

Conseguir que os dois lados do cérebro façam ambas as actividades ao invés de cada lado fazer a sua, torna os processos mais rápidos e eficientes. Acho que se conseguirmos ser ambidestros, nos tornamos super-humanos. Gostava de conseguir ver no escuro. No entanto, e porque a maior parte dos instrumentos e ferramentas do dia-a-dia são feitos para destros, há o mito urbano de que os canhotos morrem com mais facilidade. Se pensarem nisso, computadores, carros, relógios, ou até a porta do vosso frigorífico, estão desenhadas para os destros. Somos bastante mais, suponho que isso evite os canhotos de tentarem fazer qualquer coisa em relação a isso.

Eu sou naturalmente destro.
E por isso quero ser canhoto.
Durante a próxima semana serei uma versão espelhada de mim próprio.
Vou procurar usar sempre a minha mão esquerda como mão dominante.

A ver se sobrevivo.
Ou se bebo demais.

No comments: