Saturday, July 12, 2008

Write now!!

Ando com uma vontade estúpida de escrever um livro. A vontade é estúpida por ser desmedida, não por ser... "estúpida". Ando a ler cada vez mais e quanto mais leio mais vontade tenho de me sentar frente a frente com o piscante "I" do Word e começar a escrever. Sem parar.

O curso que tirei é de argumento, seja para TV ou Cinema. E até o meu próprio curso me anda a "picar", porque agora tenho vontade de escrever um livro. Um argumento de cinema é por definição uma coisa bastante fria, seca, no seu tipo de escrita. É verdade que cada um escreve como quer, mas quando estamos a descrever por palavras uma história que será visual, os embelezamentos literários que os escritores dão ao seu trabalho são completamente inuteis num argumento. É simples. Um "ele entra, fecha a porta, senta-se, respira fundo e fecha os olhos." e as linhas principais estão lá. Eu exagerei agora, obviamente, mas regra geral é assim mesmo impessoal. A carga dramática tem que existir, claro. Basta ver um filme e vê-se toda a profundidade emocional que se pode alcançar, mas a escrita é quase descritivamente irritante.

Podem explorar argumentos nestes dois sites, se quiserem. Drew's meat and potatoes e Simply Scripts. É uma leitura interessante conhecendo ou não o filme em questão.

Apesar de adorar escrever para cinema, e ser isso que quero fazer na minha vida profissional (Não, não descarto a televisão. Ela está aqui comigo.) ando "con ganas" de escrever um livro. Pode ser que um retiro espiritual este verão me mate as réstias de receio que ainda tenho de começar. De onde vêm? Acho que ainda não estou preparado. Isto será só uma desculpa carregada de medo? Provavelmente.

Chamem-lhe "repetir as evidência" se quiserem mas eu acho que escrever um conto ou um livro não é exactamente a mesma coisa que escrever as crónicas que vocês podem ler aqui. São formatos diferentes e espero que este novo me dê tanto gozo como o anterior, aqui do link. Tenho uma profunda admiração por escritores, apesar de hoje em dia toda a gente escrever livros. Começa a ser mais raro quem já plantou uma árvore que aqueles que destruiram várias para publicar um "inside look" ao mundo do Jet Set ou um "manual de engate para bifas no algarve". De fazer um filho nem vou falar...






Acabei agora o "Saco de Ossos" do Stephen King e vinha pedir-vos, meus colegas, amigos e visitantes de blog, conselhos em termos literários neste formato. Terror, paranormal, fantasmas, é este o mundo em que me tenho deslocado hoje em dia. Adoro. Tenho mais dois dele para ler e um de H. P Lovecraft na lista de espera. Ajudem um amigo... =)
Pode ser que daqui a uns dias o meu word tenha uma visita diferente das habituais. Uma que não comece com "Cena 1, int, dia" mas sim...
"Era uma vez..."
hug,
gui

9 comments:

JohnSamus said...

Realmente tenho de concordar com a parte "Estás à espera do quê?" Como colega argumentista, acho que devias tentar escrever alguma coisa, deixar as coisas simplesmente sair. Experimenta escrever o "Era uma vez" e continuar a frase, pode ser que quando regresses à realidade tenhas dois capítulos escritos. Há que experimentar e visto que uma grande parte da nossa vida será ocupa por coisas escritas, força nisso!

Agora, se me disseres que não escreves porque tens 3000 projectos, ai sim, eu percebo-te! Temos o quê, uns 3 ou 4 projectos para fazermos como parceria? Vê lá se começas a escrever o livro!

Abraço argumentistas, do Paperbag (pronto a ir de férias e encontrar o seu retiro espiritual).

Fátima said...

eu estava a adorar o post porque também tenho imensa vontade de escrever um livro e quando faço scroll...stephen king, bag of bones! "writer's block". tenho uma citação prai gravada no pc.

Gui said...

tracey,

É verdade sim senhora, está aqui guardado um comment em teu nome...

Não tens noção mas tens importância para mim... dos 3 livros que comprei do King (já somos amigos...) disseste coisas boas deste e eu comecei por ele. =) estás a ver?

um bjinh com pitada de importância,
gui

Fátima said...

oh =)

eu gostava de escrever crónicas como tu

Gui said...

Oh =P

mesmo quando são sobre testículos?

É que acho que consegui acabar com o numero ínfimo de visitas que ainda tinha com esta... lol =P

Mas obrigado pelo elogio. =)

bjinh grande,
gui

Fátima said...

LOL eu não ia escrever uma crónica sobre testículos porque não percebo nada disso. ahaha. mas a tua crónica tá divertida. sofrível para as pessoas do teu sexo, mas muito realista e forte :P

Anonymous said...

Oi

Sou uma visitante regular que nunca deixou comments (lol), o que não quer dizer que não goste do que escreves.

Comprei um livro de Stephen King "Meia-Noite e Dois" que tem dois contos dele que adorei. Também adoro a forma de escrita dele, livros, os filmes baseados nos contos dele, etc.
Não sei se sabes, mas as histórias dele são baseadas em factos da vida que lhe acontecem, que ele pega e transforma num "filme de terror". Podes tentar pegar nessa ideia, coisas que te acontecem, e juntar-lhe o impossível, uma mente muito escura, fobias e muito jogo psicológico e ver até que ponto o impossível poderia acontecer.

Outros contos dele que adorei foram: "Misery" e "A mansão de Rose Red".

Bjs

Gui said...

Olá visitante que estava escondida... =)

Não sabia esse facto curioso da escrita dele, mas uma coisa que aprendi em argumento, na universidade, é que as histórias devem ter partes de quem as escreve. Senão é preciso inventar profundidade onde ela não existe, e nesses casos costuma falhar... =)

É concerteza por ter tanto dele que os livros são tão fantásticos. Também sou um fã absoluto. Vou pegar no teu conselho e apimentar algo da minha vida, chata e normal... =P

Curiosamente, em relação ao post, já comecei a escrever... Experimentei e começou a sair algo que gostei. =) Agora é continuar a dar pancada nas teclas... =P

Obrigado por teres comentado, e já sabes, a porta está sempre aberta! Haa, e assim que acabar estes que tenho aqui compro os que disseste! =) A mansão de Red Rose vi o filme, mas agora tenho curiosidade de ler o livro... =P

Bjinh grande,
gui

Sara Janic said...

Alo

Bem o site dos argumentos parecem muita fixe, até tem lá o meu querido "Sexto sentido", mas não consigo abrir nenhum! é estranho
enfim, mas obrigada pela dica

Bjs S.Janic