Sunday, July 20, 2008

Ainda bem...

Vim aqui dar um saltinho para falar do novo programa da rtp "Ainda bem que apareceste".



Estava com muito muito medo que não resultasse. Sou sincero. Não sabia até que ponto tinhamos em portugal actores, comediantes ou celebridades que conseguissem improvisar ao nivel que é preciso neste formato de programa.

Basicamente o conceito é simples. Baseado num programa americano chamado "thank god your here", o convidado é vestido com um "uniforme"/roupa caracteristica e é lançado para uma sala onde não espera absolutamente nada. Passa a porta e está no meio de actores preparados, de um cenário preparado, completamente armadilhado com pontas soltas que o convidade tem de atar. Sempre de improviso.

Tenho de dar o braço a torcer porque fiquei surpreendido. Primeiro pela organização do programa. Não só conseguiu adaptar o nivel de exigência aos padrões portugueses, como tanto os actores residentes como os cenários em si estão bem preparados e foram preparados ao milimetro para a personalidade/historial dos convidados em si. Por exemplo, o Pedro qualquer coisa (o modelo que tem um gémeo, desculpa lá mas não sei o teu apelido...), tem como cenário ser um artista de um desporto. Não lhe foi dificil. A adelaide de sousa tem como convidado supresa também o Jorge Gabriel, para salvar um cenário que poderia correr mal. E no final, quando os quatro vão para cenário juntos, Pepe Rapazote tem uma atitude autoritária, para que ninguém se atropele a falar e a comédia corra sem ser aos gritos. Parabéns á organização.

O Vergilio Castelo tem um papel ingrato. É completamente secundário no programa, mas tem que existir. O nilton tem piada e sabe o que dizer, sendo politicamente correcto. É bem escolhido para o posto apesar de eu não concordar em nada com a atribuição deste primeiro prémio. Politiquices.

A maria vieria tem uma energia incrivel e o manuel melo consegue improvisar sem problema. Achei piada ao programa e fiquei surpreendido pela positiva. Uma aposta arriscada mas positiva da RTP, que imenso tempo esteve na gaveta para vir para o ar, conseguiu fazer de mim público. Um formato arriscado, baseado totalmente nos convidados e no actores residentes, que se portaram muito bem. Gostei.

Agora, venham de lá esses programas com comediantes certificados. Sei que o João Seabra, Eduardo Madeira ou o Pedro Ribeiro foram convidados e como comediantes que são, vão dar um resultado ainda com melhor ritmo e piadas.

Despeço-me com um video do programa americano em que o comediante Harland Williams arrasou tudo e todos a improvisar.



hug,
gui

2 comments:

Raquel said...

Não sei se viste, mas no Natal (acho eu) este programa foi "estreado". Ou melhor, apresentaram só um especial com o João Seabra, Maria Vieira, José Raposo e mais não me lembro. Foi brilhante!
Também gostei bastante do programa. A mim faz-me lembrar um programa (do qual sou uma grandessíssima fã) que passou primeiro pelas mãos britânicas e depois pelas americanas, "whose line is it anyway". Aconselho-te a ver nem que seja um episódio.

hug
Raquel

Gui said...

Raquel,

Não vi a estreia nessa altura. Mas ouvi falar, penso que foi como um teste, para ver a receptividade ao programa. A rtp devia estar bem assustada com o formato... lol

Claro que conheço! Adoro o "whose line is it anyway". O que me ri a ver videos no youtube! O "cops and ducks" é capaz de ser o meu favorito. Esse fica o próximo passo da RTP, em 2009... =P

Como comediante cheguei mesmo a experimentar em actuações fazer improv com outros colegas e vi o que custa... tenho imenso respeito por estes senhores. Improvisar é fodi... =)

bjinh grande,
gui