Wednesday, July 01, 2009

A mulher da loja

Por muito que me esforce, acho que nunca vou compreender o ser humano. Acho que não fomos feitos para sermos compreendidos, apenas olhados com muita atenção...

Eu todos os dias faço a mesma viagem a pé para ir trabalhar, que me dura meia-hora. Tenho de ir do ponto A ao ponto B. Ida e volta. I-Pod, roupa fresca, almoço comido e lá vou eu ao meu passeio. Um destes dias, ao fazer essa exacta viagem, passei por uma loja apertada entre dois prédios, que nunca tinha reparado. Não conhecia a "marca" por cima da porta e espreitei lá para dentro. Quando olhei vi sofás, mesas e uma recepção dessa mesma loja. Nessa recepção estava sentada uma mulher.

Quando a vi, pensei: “Gira”. “Engraçada”. “Tem piada”. E segui o meu caminho. Como repito com exactidão todos os dias, lá passei outra vez. Quando o fiz, os olhos levantaram-se ao passar por lá. Lá estava ela, ao computador, no seu mundo, a dedilhar pelo teclado fora. Pensei para comigo: “É de facto gira”.

Todos os dias, quando lá passava, tornava-se hábito, primeiro inconsciente e depois curioso e consciente, de a procurar. Pensava: "Bem, é mesmo muito gira". Dia seguinte: "Hoje está especialmente bonita." Dia seguinte: "Chiça, guilherme... não sei se já tinhas reparado mas aquela mulher é bem bonita." Dia seguinte: "Ok, ela é lindíssima".

Hoje quando lá passei, já procurando a ver se lá estava e não apenas a cruzar o olhar nela por acaso fortuíto, fiz uma introspecção. Cada vez que aqui passo e a vejo, a acho mais bonita. Como ela é uma mulher normal, sentada ao computador, que não deve sofrer mutações diárias em torno da perfeição humana... eu estou a exagerar cadavez mais, a cada dia que a vejo.

Porque é que fiz isto? Porque é que durante duas semanas e meia, uma alegre e trabalhadora anónima ao computador de uma loja repleta de sofás, passou de "gira" a "lindíssima"? Que processo acontece dentro de mim? Paixão? Isso seria um disparate imenso, eu não estou apaixonado. É uma mulher. Ao computador. No seu local de trabalho. Falta de sexo? É um disparate talvez um pouco menor. Os meus critérios de atracção podem alterar-se, e é natural que o façam, quando estou solteiro, mas diariamente achá-la cada vez mais atraente é demais. Sou um tarado? Espero que não. Não estou nem sequer perto de me ver todo nu, só de gabardina, encostado à montra que separa o meu trajecto diário ao seu local de trabalho.

Este "crescendo" dentro da minha cabeça fascinou-me. Quando hoje abri os olhos, comecei a pesquisar dentro de mim as razões para tal acontecer. E não encontrei nada. Nicles. Zero. Não faço a mínima ideia porque isto acontece. Será porque a vejo todos os dias e a estou a "conhecer"? Ou será porque no fundo, e sem ter bem consciência disso, sou um "romântico" e estou a idealizar sem barreiras?

Não sei. Não sei o suficiente sobre mim ou sobre o funcionamento da humanidade para me conseguir “travar” ou interpretar. Só sei que amanhã vou passar lá, e que ela vai estar bonita como sempre. Talvez até um bocadinho mais...

gui

7 comments:

Eduardo Ramos said...

Gui.
Tenho 40 anos... e já tive 20 (imagine-se). Sempre fui meio "acovardado" em relação a exposição publica e falar com estranhos e combato isso com determinação.

Amanhã, entras na loja e dizes ( sem que mais ninguém oiça, respeitando a privacidade da moça ):
" Bom dia! Passo por esta loja à 2 semanas. Não sei se é casada ou se tem namorado. Isso não interessa para nada agora. O que interessa é que para a minha consciência ficar sossegada não posso deixar passar mais um dia sem lhe dizer que a acho muito bonita. Tem aqui o meu email e o meu blog, caso me queira insultar depois deste choque. Obrigado pelo tempo que me dispensou, Bom dia."

Era assim que eu fazia quando tinha 20 anos.
Parvo?
Talvez!

Anonymous said...

Gui (posso tratar-te por Gui agora!?), concordo com o senhor Eduardo (digo senhor porque tem idade para ser meu pai... não porque o ache velho...), e concordo que passares à abordagem seria melhor... mas também, quem diz isto sou eu, e já sabes a lata que tenho no que toca a abordar estranhos...

[[[]]]

pina-me said...

Gostei do post. Não diria que é um processo muito anormal, por isso não te preocupes. E a escolher uma das tuas hipóteses/questões levantadas diria que a vais "conhecendo" um bocadinho mais a cada vez que a vês, e vais criando essa persona na tua rica e romântica cabecinha (e linda também, é uma cabeça muito bonita).
O mais engraçado é que quando entrei aqui para comentar ia dizer qualquer coisa na linha do que disse o Eduardo (ou deverei dizer sr. Eduardo!? Não digo porque, quando eu tiver 40 anos, espero que os putos não me tratem como um cota). Entra lá pah!

Eduardo Ramos said...

Nunca mais volto aqui. Nunca fui tão ofendido... exepto aquela vez que fui corrido à pedrada por andar a roubar laranjas... mas dessa vez merecia.

Chamaram-me de Senhor? Mas o que é isto?
Dirigindo-se à minha pessoa... aceito no mínimo... Sua Exuberante Eminência ou tão simplesmente, Fabuloso Ser do Género Masculino Lindo Como o Sol de Uma Manhã de Verão. OK?

Respeitinho!

O Gajo armado em Panda said...

Peço mil desculpas sua Exuberante Eminência, não se voltará a repetir tal ofensa!

ps (posta escrita) - pk raio fiquei como anónimo!?

pps (posta postada escrita) - aqui o puto tem 20 anos!

Fátima said...

=) que post tão giro. eu acho que, dia após dia,essa atracção aumenta tanto quanto ela se vai tornando parte do teu dia. tanto a vês, que a curiosidade aumenta. acho normal. e interessante! =)

poucas são as namoradas que têm a sorte do namorado as achar mais giras a cada dia que passa. normalmente é o contrário. ahahahaha

Pai said...

filho...
aceita um conselho do teu pai
(podia ser um concelho, mas ando meio teso e não dá nem pra dar o de setúbal...)
NÃO ENTRES NA LOJA !!!!!
deixa lá tar a "minina", e mira-a todos os dias, cada vez mais enlevado por esse ser mítico e perfeito que é a menina do computador.
é que vais entrar na loja, falar à moça, verificar que tem mau hálito, que te acha engraçado, vão beber um café, passam pelo cinema a ver o ice age 54 com ela e os pais e os tios e os 14 irmãos, ceiam qualquer coisa e acabam aos beijos sob o olhar pesado da mãmã, depois de lhe ofereceres 32 pastilhas de melancia...
as mulheres dão muito trabalho e custam muito dinheiro....
valem a pena, eu sei, e nada é demais por uma centelha de atenção delas.
mas vais perder o fascinante que é ver todos os dias um ser cada vez mais perfeito, e acabas por dar a volta ao quarteirão para não passares em frente da loja onde ela fuma cigarro atrás de cigarro postada à porta à tua espera, cheia de perguntas, questões e controles...

ainda chegas atrasado ao trabalho :)

não acredites em mim !
se alguém tem tempo, idade e paciência para a doce atrocidade que é o romance, és tu...