Wednesday, November 21, 2007

Como reage um cómico a um suicídio?

Falemos asério...

Para dizer a verdade, a delicadeza deste texto contrasta logo na “dureza” do título. E acho sinceramente que é culpa da palavra “suicídio”, por ser bruta, dura e crua. Dizê-la é quase tão doloroso como vivê-lo de perto. Hoje fui ao funeral de um amigo, colega de turma e companheiro (vitoriosos) de matraquilhos, que decidiu, na passada quinta-feira, acabar com a própria vida. Quanto a isso há pouco a dizer e muito a tentar “engolir”, até porque para nós, “amigos de turma”, foi bastante repentino, e nada fazia adivinhar. Hoje fizemos aquilo que conseguimos para nos despedir. Fiz aquilo que consegui…

Mas aquilo que me deu vontade de escrever não foi tanto a viagem pessoal que tenho de fazer, sozinho, mas sim a minha parte optimista e humorista que tem de absorver o conceito “suicídio”, e o meu choque com esta realidade pode também vir desta minha postura de vida. Face a um suicídio, um pessimista poderá dizer “eu já sabia…”, mas um optimista diz simplesmente “porquê?” e fica com cara de parvo. Na minha mente imberbe, completamente inculta no mundo da psicologia e nos cantos obscuros da “depressão”, acho que uma piada, uma palavra na altura certa, ou um sorriso mais que sincero, podem fazer a diferença… Repito: “imberbe”.

Como cómico, ou “ainda projecto disso”, é difícil mas um processo engraçado ver qual o poder da comédia, ou falta dela. Não sei qual é, e duvido que sejam assim tantos os que têm alguma noção, mas a relação de um cómico com a tristeza é quase tão grande como a que tem com a alegria. É praticamente senso comum que muitos cómicos o são por terem tido infâncias ou momentos menos bons, por terem descoberto no riso um conforto especial. O Jay Leno dizia que começou a fazer comédia quando via mãe triste e ia fazer caretas para a alegrar… Tem de existir um equilíbrio, senão a perda desse mesmo balanço empurra as pessoas para um extremo. Se assim não fosse não era precisa a “ajuda” etérea das respostas “dadas” pelas religiões, ou os milhares de livros de auto-ajuda, que centenas de tricentenários procuram.

Tenho de andar a passos de bébé. Uma depressão é uma doença, há que reconhecê-lo, e como nunca passei por isso é-me impossível continuar a divagar num tema que desconheço. Perdoem a confissão tosca de quem tem de crescer devagarinho. E não querendo acabar com uma tirada pseudo-fiosófica, acho que a vida é feita de sorrisos. Venham tarde, cedo, numa noite alegre ou numa tarde marcante, quando estes começam a desaparecer, custa-nos a todos…

Guilherme Fonseca

6 comments:

Anonymous said...

: )

Eduardo Ramos said...

Gui.
"A vida é bela, nós é que damos cabo dela!"

Sei do que falas. No ano passado andava cheio de tesão do mijo à conta de alimentar uma coisa de anos, o ser comediante, e quando cheguei a Janeiro... morreu-me um Tio muito querido.
Fiquei de rastos. Continuei a escrever no blog, mas não senti vontade nenhuma de sair à noite para ir rir. Hoje, talvez, já levasse isso de ânimo mais leve.
AGORA,lidar com suicídio. Ainda para mais com alguém que conheceste, ou pensavas que conhecias... isso é muito mau.

Como comediante... poderias pensar " Bem! O gajo fartou-se de beber red-bull e partiu para uma abordagem mais directa. ",mas como amigo... ficamos calados, com as mãos nos bolos, a olhar para ao chão, pensando na merda que esta vida é.

Mas para isso é que estamos cá nós. Os projectos de qualquer coisa que pode dar o nome de... palhaços. Uma palmada nas costas com uma mão. A outra levanta-nos o queixo e diz-nos ao ouvido...
"Vá! Honra os mortos vivendo."

1 Forte abraço Gui.

EL said...

A depress�o � uma doen�a muito complicada, h� v�rios tipos. Infelizmente, as pessoas que t�m tend�ncias suicidas s�o as que menos falam de estarem tristes e que t�m menos sintomas de depress�o. � preciso perceber para se diagnosticar.
For�a do Belogue sim Gui? =)

Gui said...

Obrigado! =)

Não só por isso mas plas visitas tb! O tempo que vocês perdem neste quando têm um blog tão bom... tsc tsc... lol

=)

bjinh,
gui

Raquel said...

Eu também não percebo praticamente nada sobre a "depressão". Conheço de perto essa realidade e cada vez menos a compreendo. Custa-me perceber que alguém simplesmente desiste por sentir que já não tem forças para continuar.

Concordo completamente contigo quando dizes que um sorriso ou uma piada na altura certa fazem milagres. O riso é uma grande arma da qual se deve usar e abusar sempre que possível.

Hoje disseram-me que o bom humor e a atitude positiva só dependem de nós. Da forma como olhamos para o que nos rodeia, de como encaramos o que nos aparece. Pode parecer um chavão o que acabei de escrever, mas acredito mesmo que se olharmos para as coisas com um sorriso na cara e não começarmos a "agoirar" logo de início, elas podem correr bem melhor.

Força Dread! =)

Hug
Raquel

Gui said...

É bom saber que alguém acha q n acertei ao lado...

...e ainda me trata por "dread"! =P

=D

Tento ter essa filosofia de vida! Rir... ver o copo meio cheio! Não sou nenhum palhaço... lol mas espero pensar assim a minha vida toda! =)

bjinh, amiga cibernética e de bares em q actou...
gui