Tuesday, November 13, 2007

(...blank...)

Como estudante de escrita para argumento, a semestre e meio de estar licenciado, esta notícia toca-me de maneira mais profunda (ui, ca bom...!)...

...mas todos os espectadores de cinema e televisão vão puder sofrer na pele aquilo que esta greve está a fazer antever. Os sreenwriters americanos estão em greve nos Estados Unidos de las Americas, reenvidicando melhores compensações salariáis daquilo que escrevem. A ninharia que ganham com a venda de DVD's parece ser a maior queixa. A coisa está mesmo em grande e séries televisivas diárias como Jay Leno ou o Daily Show com o John Stewart estão entre os programas que mais tarde ou mais cedo vão começar a passar gravações anteriores. Vai-nos custar quando as nossas séries, Lost ou Heroes para dar mais exemplos, ficarem a meio da temporada e tivermos de esperar mais não sei quantos meses pelo fim da "trama"... a luta parece-me mais que justa, sendo que o trabalho criativo é quase totalmente fruto destes "nerds de teclado em riste" (sou, mesmo?).

O mesmo na industria cinematográfica. Os blockbusters do verão de 08 estão a ser "apressados" para que não falte entretenimento do bom e do melhor no nosso verãozinho pipoqueiro! A ver vamos... mas a última greve deste género foi em 1988, durou cerca de 5 meses e custou nada mais que 500 milhões de doláres à industria. Façam as contas para uma sociedade actual mais rica e inconparavelmente mais dependente de televisão e cinema...

Assim sendo, e para dar razão aos meus (futuros, pronto...) companheiros de profissão, descobri este fantástico video na net...

...como seria o mundo sem nós, argumentistas (sim, caraças! ...estou-me a incluir apesar de ser ainda estudante)!




A luta é justa... (qiriqiri.. qiriqiri....)

Hug,
gui

5 comments:

JohnSamus said...

Como teu companheiro de luta, devo dizer que o vídeo
é muito bom. É aquilo que te disse ontem, as pessoas simplesmente não se lembram que existem pessoas a escrever as séries que vêem todos os dias.
Isso vai mudar, vais ver, nem que tenhamos de matar umas quantas "vedetas" nacionais.
Em relação à greve, só espero que tenha efeito em todo o mundo, apesar de não termos a nossa Screen Writers Guild...


Um abraço.

Anonymous said...

Se sequer consideras autodenominar-te como argumentista, que tal preocupares-te em escrever algo de interessante, e conseguir construir uma frase inteira com um fio coeso de lógica, sem gaffes miseráveis como "salariáis" ou expressões popularuchas e patetas para agradar a idiotas (como "ui, ca bom" ou "verãozinho pipoqueiro"), bem como doses obscenas e gratuitas de reticências e pontos de exclamação?
Havia uma altura em que tinha pejo em dizer que escrevia algo, porque acreditava que esse verbo estava reservado a profissionais de imaginação e virtuosidade com a palavra excelsas.
Também havia uma altura em que uma página pessoal (sobretudo uma reservada à escrita, como um weblog) oferecia uma perspectiva interessante e original do seu autor sobre um tema, em vez de ser um mero repositório de vídeos "fixes" encontrados na Internet ou comentários óbvios e reles a notícias lidas em jornais gratuitos, publicadas por pena apenas com o intuito de fornecer tiradas fáceis a comediantes com falta de imaginação e demasiada preguiça para escreverem o seu próprio material.
O YouTube assassinou a criatividade e o empenho, e tu colocaste de bom grado a cabeça na guilhotina.
Graças a tipos como tu, todos os dias a imagem de comediantes portugueses que procuram atingir um nível de excelência é diluída pela mediocridade, pelo desrespeito pela língua portuguesa, pelo facilitismo e pela falta de originalidade.
Se qualquer badameco inepto pode ser escritor, que padrões de exigência estamos a definir para os futuros profissionais? Que mensagem estamos a transmitir?
“Não ter já mais nada para dizer e continuar a escrever é um crime. Porque não tem o direito de continuar a escrever se não tem nada a dizer”
Que argumento é que vais escrever quando terminares o curso? Ou melhor, que cadeira estudas? “Introdução a humor fácil sobre actualidades em linguagem de criança de 7 anos II”?
Cresce, pá.
Tens 20 anos ou 11?
Hugs, bjs e outro cumprimento abreviado, inane e pueril,

Diogo Pereira

Gui said...

Vieram-me várias coisas à cabeça para te responder...

...mas retiro apenas o "cresce, pá" do teu texto e chega-me...


hug,
gui

Anonymous said...

Se te dedicasses tanto no "futuro da comédia portuguesa", como te dedicaste a escrever esse comentário infantil, não haveria razão para o fazeres...em suma, tu és o infante triste e pueril...e que fique notado que não tenho qualquer respeito ou consideração por comediantes portugueses...por isso já imaginas a consideração que tenho por uma lacuna existencial, neste caso, tu Diogo Pereira.
Estragaste o meu dia e o de muita gente com as tuas frustrações...o mundo não gira em teu redor, nem pára por ti...e sim, nunca vais ser mais do que um comment abjecto num blog indiferente. Beijinhos...vai-te foder, adoro reticências gratuitas, calão de boa crença, e hipocrisia de masturbadores mentais como tu para me reavivar a memória de que há algo mais do que a minha egoista individualidade neste mundo. Abre a janela para variar.
Pára de chupar no dedo e chorar as tuas frustrações, os outros não tem a culpa...deixa de anuir a tua mesquinhez existencial....sim, é verdade, os outros também sabem escrever Diogo...e tens muito a aprender puto...mais beijinhos.......reticências.....................................................................................fode-te

Anonymous said...

o que vale é que eu nao tenho um vocabulario excelso, e tudo o que tenho a dizer sobre mim acaba por ai. Eu nao sou ninguem e este comentario fez me abrir os olhos. Eu nao tenho um vocabulario excelso e toda minha vida, que ate hoje tinha circundado por essa convicçao pessoal, deixou de fazer sentido. Obrigado diogo pereira por me teres mostrado que eu nao sou ninguem. E estou feliz por isso, porque eu nao sou o diogo pereira.