Tuesday, September 30, 2008

Onion

Ok, toda a gente conhece o Daily Show... e toda a gente que conhece provavelmente é fanático o suficiente para passar a noite na net a ver o programa mais recente. Sim, nós existimos em maior número do que vocês imaginam.

No entanto, e apesar do Daily Show dominar esse mercado, o universo das notícias falsas é maior e tem concorrentes à altura, com qualidade surpreendente. Ontem, à conversa com um colega de curso das PF's, descobri este site. www.theonion.com.



O fantástico aqui é que, ao contrário do Daily Show, ou do Colbert Report, tudo é feito sem dar à partida que é falso. É bem feito, do grafismo à escrita das piadas, e o set up das mesmas assusta de real. Só a meio dos vídeos ou das notícias, é que vão perceber que é falso, porque desde os estúdios aos comediantes/jornalistas que aparecem, roça tudo (com carinho) o realismo. (Este paragrafo só vale para quem nunca visitou o site. Obviamente tem uma validade curta, é preciso serem muito estúpidos para ficarem surpreendidos de que é "falso afinal" à oitava notícia que lerem. "Heia, pá, isto estava mesmo a parecer real e só a meio é que percebi que é falso. Vou ver mais 200 notícias para confirmar que é um site humorístico...")

O site tem ainda um homólogo de vídeos, o www.onionnewsnetwork.com, que vale a pena visitar. O que descura este site do Daily Show é que aqui a informação não é actualizada ao minuto. As notícias não são do dia anterior, são mais genéricas e não actualizadas ao dia... vá lá, é à semana, na pior das hipóteses ao "tema"... o que não devia estar a desapontar-vos... dêem é ao Daily Show o mérito que ele merece. E às pessoas que vêem à noite o programa na net.

Fiquem com um vídeo genial do OnionNewsNetwork (e por favor, leiam o rodapé... o que eu me ri com o rodapé... grande sacana do rodapé):

Latest Poll Reveals 430 New Demographics That Will Decide Election

hug,
gui

No comments: