Thursday, December 03, 2009

A crítica do Contra desta semana

Esta semana o "amigável", "simpático" e "compreensivo" Rafael
Contra viajou pelo maravilhoso mundo do novo terror no cinema.

Se gostou? É claro que não...

“Actividade Paranormal” – Isto devia chamar-se “Actividade Para Anormal”

CONTRA PICADO/GF – A sensação que eu tive ao ver este filme foi a mesma de estar a ser mordido nos testículos por um Pittbull que não come há duas semanas, enquanto um dentista me arranca os dentes todos com um alicate, durante um sonho que tenho em que todas as pessoas que comentam as minhas críticas no Indesmentível cantam toda a discografia dos “Xutos e Pontapés” em cima da minha biografia do Bergman. Sabem o que é uma verdadeira “Actividade Paranormal”? A justiça portuguesa. Sabem o que é um verdadeiro “Fantasma”? O bom senso na direita política. Sabem o que mete verdadeiro medo? Ver as salas que passam este filme cheias. Nada do que passou no ecrã me conseguiu assustar metade do que entrar na sala de cinema e constatar que estava repleta, cadeira por cadeira. Isso sim, fez-me tremer, tapar os olhos e ter um ataque de pânico que nem uma adolescente de secundário. Tomemos o “Exorcista” como exemplo. Era infantil, mal filmado e mais perto de ser uma comédia romântica que um hino ao terror, mas ao menos tentava ser cinema.
Este terror actual, assente em filmes como “Cloverfield” (que eu gosto de chamar, “Monstrinho Grande Mata Utilizadores do Facebook”), “REC” (que eu gosto de chamar, “Mortos Vivos Com Fome de Paella”) ou o “Blair Witch Project” (que eu gosto de chamar, “Ou Mostram Alguma Coisa No Final ou Eu Mesmo Vos Persigo Numa Floresta”) não são cinema. São rodagens com câmaras da Worten, onde faltam tripés. O objectivo é imitar a maneira como o cidadão normal filma em sua casa? Então, façam um favor à humanidade, e que os vossos “filmes” tenham a mesma visibilidade que os dos cidadãos normais: que desapareçam e sejam mostrados apenas vossos aos amigos. Que não encham salas de cinema. Que acabem na vossa garagem, por cima de uma máquina de abdominais e por baixo da vossa cana de pesca. Isto não assusta ninguém que tenha um QI com dois dígitos. “Actividade Paranormal” é apenas mais uma tentativa de jovens irreverentes de modernizar o cinema. Amigos, isso não vai acontecer com fantasmas, terror e públicos a guinchar. Vai acontecer quando vocês pousarem as câmaras da Worten e pegarem na cana de pesca. Dica: está na garagem.



As seen on O Indesmentível.

No comments: