Tuesday, February 22, 2005

História sem História

- Não sei como hei de acabar...
- Então?
- Não sei. Falta um fim...
- É dificil arranjar um bom não é?
- Pois. Quero um fim no culminar de uma acção.
- Certo. Senão fica um sensação de vazio...
- Pois...
- Mas olha, esse fim não tem de ser uma morte ou um casamento, pode simplesmente ser um beijo ou uma palavra.
- Mas tem de terminar uma acção...
- Mas então sobre o que é a tua história?
- É sobre um escritor sem fim para uma história...
- Tá’ engraçado.
- Engraçado e sem fim...
- Mas parece-me que o teu problema é mais grave. Não tens príncipio...
- Poderá isso influênciar o fim?
- Talvez... Mas podes sempre deixar o leitor a pensar, a imaginar o que falta... Não pode é ser nada de fulclar para a história.
- No caso do início, mas acho que não resulta tão bem com o fim...
- Não tornes é a tua história demasiado maçadora, longa, não a deixes ficar enfadonha na tua procura por um fim.
- Pois, não posso andar às voltas à procura de um fim...
- Vais ver que ele acaba por aparecer... Mas porque é que escreves se não tens nem fim, nem princípio? Não estás a transmitir uma ideia, uma mensagem... É simplesmente escrever... Será que alguêm lê? Será que interessa?
- Não sei... Acho que cada um tira a mensagem que entender... que pode ser nenhuma!
- Olha, a mensagem que eu tiro é que o escritor é uma pessoa doentia que gosta de gastar o teclado...
- A minha é que devia usar o meu tempo em algo mais produtivo, em alguma coisa útil... Há tanta coisa que nunca fiz... Olha, por exemplo, uma história com fim...

(Fim)

No comments: