Monday, June 29, 2009

news update #4

"Cavaco quer marcar legislativas para dia de natal

PALÁCIO DE BELÉM/GF – Cavaco pronunciou-se ontem em relação às datas das legislativas e com grande orgulho e defeito na fala comunicou ao país que serão no dia de natal, isto “se não forem no dia do primeiro Benfica-Sporting”.“Dia 25 de Dezembro pareceu-me a data indicada, não só porque é o meu segundo dia 25 preferido de todos os meses, como é a melhor decisão que poderia tomar chateando toda a gente ao mesmo tempo. Assim, não tenho medo de chatear a esquerda ou a direita, chateio todo e qualquer português” disse com o seu ar de cyborg."
(continua n'O Indesmentível)


"Festejos dos 900 anos de Afonso Henriques levam 351 mães para o hospital

CONDADO PORTUCALENSE/GF – Fez este mês, pelo que se conseguiu apurar entre disconexos e discordantes livros de história aconselhados pelo governo para a escolaridade obrigatória, 900 anos que Afonso I nasceu.Para comemorar a ocasião algumas actividades foram levadas a cabo na cidade de Guimarães, berço da nação e de mais um estádio de futebol às moscas. A primeira consistia nos vimaranenses tratarem da sua higiene como na altura do nascimento do nosso primeiro Rei, mas infelizmente esta actividade perdeu o efeito quando se constatou que as mulheres da zona já o fazia há vários anos."
(continua n'O Indesmentível)

gui

Saturday, June 27, 2009

10 coisas #3

Mais dez coisas que actualmente já não têm a força que tiveram outrora...

- A Alexandra Lencastre
- Incêndios Florestais
- Reality Shows
- Programas de TV com palhaços
- VHS's
- Autoclantes para caixas do correio a dizer: "Publicidade, aqui não"
- Boy/Girl Band's
- A rádio "Cidade FM"
- Acreditar nos reforços de verão do Benfica
- Jogos de consolas a duas dimensões

gui

Verdade absoluta #46

Se o Vivaldi tivesse sabido do aquecimento global tinha tido menos trabalho.

Não seriam 4 quatro estações mas apenas "frio" e "quente"...

@ my twitter

gui

Friday, June 26, 2009

Verdade absoluta #45

Com a morte do Michael Jackson...

...acabou-se o descanso ao menino Jesus.

gui

Verdade absoluta #44

Há pessoas que tratam mais da sua higiene no trânsito...

...que em casa, na sua casa de banho.

gui

Thursday, June 25, 2009

10 coisas #2

Mais dez coisas que actualmente já não têm a força que tiveram outrora...

- Deixar mensagens de voz nos telemóveis
- As novelas Brasileiras
- O mediatismo do Santana Lopes
- A revista à portuguesa
- O programa "Top +" da rtp1
- Os bífidos activos
- Ligações de internet que fazem barulho quando ligam
- O programa "Curto Circuito" da Sic Radical
- A Nicole Kidman
- Filmes de acção com dois polícias, um novato bem disposto e um experiente mal humorado

gui

Wednesday, June 24, 2009

Google Whack Adventure


Já vi stand up, já vi monólogos teatrais e já vi pessoas a contarem histórias da sua vida mas nunca tinha visto nada assim. Original, vibrante, hipnotizante, carismático e dramático. Dave Gorman é puro, absoluto e genial contador de histórias.

Comunicação não é mais que passar uma mensagem. Se querem contar uma história, é provável que existam milhares de maneiras de contarem essa mesma história. Dave Gorman, por ser o fantástico comunicador que é, sabe fazer o ouvinte esperar, rir, chocar-se ou irritar-se. E está tudo nas palavras. Desde a sua ordem até à musicalidade que tem no tom de voz. Não só na interpretação e no gongorismo das palavras que junta nas frases, mas nas palavras em si mesmas. Aposto que, qual Vivaldi de pena e pauta musical em riste, Dave Gorman passou várias horas a escolher minuciosamente cada termo, verbo ou conceito para que soassem melhor. E isto, meus amigos, é arte. É carinho. É dedicação. Tudo misturado num espectáculo ao vivo que se torna um hino à comunicação entre seres humanos.

Devo confessar que o que mais me fascinou foi a narrativa de todo o espectáculo. Desde o início, ao objectivo, passando pelos vilões e pelos mentores. Dave Gorman é um exímio contador de histórias que sabe gerir expectativas, problemas, vontades e desejos ao longo de um princípio, um meio e um fim tão fundidos e mascarados que só nos apercebemos que estamos num espectáculo quando nos atira com o final da história á cara. Com força, o sacana.

É humor de altíssima qualidade. Subtil, intimista e camuflado que usa as imagens na altura certa, da forma certa e na quantidade certa. No fundo, é quase só uma conversa agradável, interessante e apaixonante, que faz duas horas passarem em três minutos. Humor esse sobre amor, viagens, amizade, crescimento, creacionismo, bebedeiras, velhice, brincadeiras de criança e a entrada na idade adulta. Uma “Comming of age tale” contada como deve de ser. Façam um favor a vocês mesmo. Vejam isto.

“If you’re trying, halfway is just another word for failure”.
- Dave Gorman

Tuesday, June 23, 2009

10 coisas

Dez coisas que actualmente já não têm a força que tiveram outrora...

- A Igreja
- O Benfica
- A ferramenta de trabalho do John Holmes
- A realização do M. N. Shyamalan
- Os disparates do Alberto João Jardim
- O IRC
- Os brindes dos pacotes de batatas fritas da Matutano
- Os brindes dos pacotes de Chocapic
- O partido comunista no Alentejo
- O hip-hop

gui

Verdade absoluta #44

É impossível alguém assobiar...

... sem parecer a Paris Hilton num vídeo caseiro.

(@ my twitter)

gui

"O Que Diz Molero"

"« Segundo Molero», disse Austin, «não viveram em comum o tempo suficiente para se habituarem um ao outro, criarem aquela intimidade que se transforma numa aceitação sem expressão crítica, onde os valores de escolha não cabem, são repudiados pela força da presença, o universo próximo e imediato que anula faculdades de opção, que interdita a distância, que impede a recolha de perspectivas."

- Dinis Machado

Sunday, June 21, 2009

Notícias de ontem

Têm visto as notícias...?

"Iniciativa do Pin-Nic do Modelo acaba em intoxicação musical grave

BELA VISTA/GF – O grande pic-nic de ontem, organizado pelo Modelo na Bela Vista, que contou com um concerto de Tony Carreira, acabou de forma imprevista quando centenas de pessoas se sentiram mal e vomitaram refrões acabados em “contigo”, “amor” e “plágio”.
“É uma intoxicação musical como não tinha visto desde o concerto das Doce no Bombarral em 82…” disse um produtor musical de palito no canto da boca. “Pode ter sido o calor a danificar a música. Parecendo que não, depois de duas horas ao sol um ‘Quem esqueceu não chora’ não tem a mesma consistência e qualidade para consumo” disse o director do Modelo."

"Com 37 graus de temperatura, Portugal está oficialmente com febre

PORTUGAL/GF – Quando ontem se olhou para os termómetros às 3 da tarde e estes marcavam 37 graus, os portugueses perceberam que ou tinham começado os fogos florestais ou Portugal estava a ficar febril.
“Isto com 37 graus já é febre, ou nos pomos a pau ou isto ainda é gripe suína, amigos!” comentou uma farmacêutica num tom alarmista e fanhoso. Quando inquirida sobre o que se devia fazer para curar a febre a Portugal, esta respondeu “Primeiro, é fazer Portugal descansar com um saco gelado na testa. Entre Viana do Castelo e Bragança parece-me bem. Depois convém diluir uns 300, 400 Ben-u-rons pelas barragens. Caso não resulte, Ibuprofeno faz o mesmo efeito e é genérico”.

gui

Friday, June 19, 2009

"A Ressaca"

Eu tenho de confessar que gostei do filme.


















É uma boa união e subversão de clichés antigos, renovados e aqui bem trabalhados, sempre conduzidos por actores que em nada comprometem a história. Uma especial menção ao Zach Galifianakis (que está a dar um passo perfeito do Stand Up para o cinema), para o Ed Helms (que me supreendeu como actor) e para o vilão do filme, um chinês excêntrico e altamente "bicha" que sempre que abriu a boca me fez rir.

Quem não gostou foi o meu amigo Rafael Contra. Não seria de esperar outra coisa. Ou isto era francês e a preto e branco ou o gajo tem de dizer mal...

"“A Ressaca”: uma sebenta pseudo-cinematográfica que reúne todas as piadas de Hollywood que nunca resultaram, e ainda tem coragem de criar umas novas piores

CONTRA PICADO/GF – A sensação que eu tive ao ver este filme foi a mesma de me estar a assoar a uma lixa de madeira industrial, com cerca de 200 piranhas a roerem-me os pés, enquanto tentava sobreviver num moche de um concerto de slikpnot acompanhado em ecrãs gigantes pelo tempo de antena do CDS/PP. Uma despedida de solteiro, uma bebedeira, uma viagem pelo país, Las Vegas, quatro amigos divertidos, um tigre na casa de banho, um bebé desconhecido, a polícia e um noivo desaparecido. Se esta lista não resume todas as comédias americanas para adolescentes da história da humanidade é porque o Adam Sandler e o Ben Stiller não acabaram a carreira por aqui. Estas comédias americanas começam cada vez mais a parecer o Benfica. Por muito que se mudem as caras e os locais, o resultado é sempre o mesmo: pútrido e previsível." (A crítica do Rafael continua n'O Indesmentível)

Enfim, são as opiniões que fazem girar o mundo... e os rodapés dos foruns da Sic Notícias...

gui

Wednesday, June 17, 2009

Um... de férias. O outro... a fazer horas extraordinárias.

Esta semana a viagem pelo mundo dos contos sobre o mundo do cinema chega ao fim.

Foram 24 textos pelos quais tenho de agradecer ao Carlos, coordenador do site; a quem me leu, porque sem vocês aquilo seria apenas masturbação cibernética; e aos meus pais, porque me fizeram e me permitiram estar aqui a escrevê-los...

Sem mais demoras, deixo o primeiro parágrafo do último "Desfoque" desta primeira série, intitulado "...e corta!":

"O resto da equipa já sabia. Quando se ouvia a segunda área da “Rainha da Noite”, da “Flauta Mágica” de Mozart, vinda do camarim do realizador era porque o dia ia correr mal. Se fosse a área do “Papageno” e da “Papagena”, felicidade, confetis e o dia de rodagem a acabar cedo. Se fosse a Diana Damrau a pedir à filha para lhe assassinar o marido era sinal de gritos, despedimentos e catering a voar pelo set inteiro. A equipa só suspirava que acabasse depressa. Afinal de contas era o último dia de rodagem."
(continua aqui neste link sexy)

E só porque sou contra a ignorância e a falta de informação, o Indesmentível publicou mais um Estudo Recente, este sobre páginas web de agências de viagem...

"Um estudo recente mostrou que os sites de viagens são a nova pornografia cibernética

ESTUDO RECENTE/GF – Os portugueses andam a visitar em massa sites de viagens e com o aproximar do Verão esta tendência fica mais forte, mais frequente e mais suja. Sendo que do milhão e 800 mil portugueses que visitam os sites de viagens apenas 20% compram de facto alguma coisa, nota-se um novo uso para estes websites. “A que outros sites é que vocês vão para verem fotografias, apenas por prazer porque não vão gastar dinheiro, e ficam a sonhar durante horas com tempos divertidos? Pornografia, claro! E sim, o site do Benfica também…”(...)
(continua neste link ainda mais sexy e que vocês deviam saber de cor)

gui

Monday, June 15, 2009

LAKERS 2008 2009 CHAMPIONS!

Os Lakers acabam de ser campeões da NBA 2008-2009!

Um ano de basketball, de bons jogos, de nervos e de grandes momentos do melhor desporto do mundo, acabado da melhor forma possível...

... somos campeões! :D



Até Outubro... para o segundo!

gui

Sunday, June 14, 2009

Os Santos estavam do meu lado

Foi um homem que me fez ganhar a noite dos Santos Populares.
Mas antes que me tomem por homossexual com fraca vida sexual, deixem-me começar pelo início...

Nunca tinha ido à noite dos Santos. Tinha ouvido falar. Muito. E até visto alguns videos de envergonhar freiras em telemóveis modernos, mas nunca tinha ido. Haviam histórias, promessas e combinações... e lá fui eu aventurar-me.

Primeiro deixe-me dizer que pela primeira vez vi transito humano. Eu juro que naquelas ruas pequenas, com tanta gente ali metia parada só a tirar fotografias, se eu tivesse uma buzina, buzinava, uma janela, abria-a, e um dedo do meio, usava-o. Eu tenho um dedo do meio. Não o usei. Mas que é frustrante e claustrofóbico estar parado no meio de uma multidão, é. Ainda por cima, imaginem o colombo no dia de natal. Peguem em todas essas pessoas, multipliquem por 5 e deixem-nas à solta todas no mesmo bairro lisboeta. São os Santos. E isto sem casas de banho.

Sim, porque os Santos só estão a uma casa de banho portátil de distância de serem a melhor noite de lisboa. Não só se comemora a cidade em si, com pompa e circustância, como se enche essa mesma cidade de mulheres bonitas, cerveja e animação. Sim, porque assistir a três cenas de pancada nos mesmos metros quadrados nas mesmas quatro horas é o que eu chamo de animação. Da melhor. É como assistir ao "Tranformers 2: revenge of the fallen and drunk" ao vivo. A metros de distância de vocês. Quase tão de perto como a distância a que estão mulheres de cócoras e homens de costas para a rua a soltarem a cerveja que andam a beber. Pronto, festejar a cidade com música e animação tudo bem. Pintá-la com urina já me parece incongruente. Mas o que tem de ser tem muita força. E mau cheiro.

A minha noite estava óptima. Reencontrar ex namoradas, velhos amigos que nos falam , velhos amigos que nos ignoram e despacham e até fazer novas amizades é sempre um bom plano de noite. Até ao ponto em que algo inesperado acontece. Eram já 5 da manhã. Quase seis. Não sei exactamente porque na altura o meu relógio já não parava há muito tempo queito no meu pulso. O palhaço. Estava a descer a rua da sé, a meio de uma aposta parva e divertida com dois amigos, quando ouço: "Guilherme?". Pensei que seria outro amigo de infância a pavonear-se com álcool. Não. Era um total desconhecido.

"Olá. Eu sou do site http://www.diegabe.blogspot.com/ e adoro o teu trabalho. Leio todos os teus textos." Foda-se, que desta não esperava. Eu não sou ninguém. Para além dos 250 amigos no facebook, dos 250 seguidores do twitter e das dezenas de pessoas que viram o Sempre em Pé e ainda se lembram do rapaz nervoso com cara de parvo, eu sou tão importante como o homem que vai limpar toda aquela urina nas ruas de alfama amanhã de manhã. Honestamente sem palavras, orgulhoso e surpreendido continuei a conversar com ele. "Leio todos os teus textos online e deixa-me dizer-te, espero que não leves a mal, que até me inspiraste a escrever uns textos meus." Foda-se, que desta ainda estava menos a espera.

Uma coisa é dizerem-nos "Pá, tens piada. Curti da tua cena". É óptimo e comum no final de algumas actuações. Mas dizerem-nos que gostam e que até os inpirarmos a escrever é uma sensação inacreditável. Sem igual mesmo. Caguei para "orgasmos" e "mijar com imensa vontade". Sabermos que um texto nosso, soturno e solitário online, é apreciado e inspirou alguém a escrever coisas, é uma sensação totalmente incrível.

No meio de milhares de pessoas encontrei alguém que me reconheceu, aprecia o meu trabalho e mais importante, teve vontade de escrever por minha causa. Aqueles segundos de conversa ao lado da sé valeram por todas as horas que passei a escrever textos, a imaginar temas, a duvidar do meu humor e a reescrever parágrafos.

Muito, muito obrigado ao meu amigo repentino e cibernético pelas palavras que me disse e porque, no fundo, me deu ainda mais vontade de escrever. Parece que "uma mão escreve a outra"...

gui

Thursday, June 11, 2009

Eu continuo a duvidar que vocês carregam nestes links

Esta semana vou pôr mais três.

As crónicas ("Desfoques" e "Coçadelas") acabam para a semana que vem e em principio não morrem por aí. Coisas bonitas e vendáveis vão acontecer-lhes o que, a acontecer de facto, será fantástico para mim e dispendioso para vocês. :)

Portanto, tomem lá penultimas:

"Coçadelas", sobre a nossa abstenção:

"Nós somos o povo que tínhamos um pastel de nata sem sabor e fomos ao outro lado do mundo para ir buscar canela. Somos o povo que é capaz de fazer uma espera a um indivíduo da EMEL só para não pôr moeda ou insultar a mãe dele. Somos o povo que deu a volta quando estava a perder 2-0 com a Inglaterra e foi ganhar 3-2. Somos o povo que se moveu em bloco para ir encher auto-estradas, só porque um autocarro com 22 jogadores de futebol estava de viagem por lá. Somos o povo que fundou o seu país andando à porrada com a própria mãe. Somos esse povo mas não somos capazes de ir votar a um domingo à tarde."
(continua aqui neste link. Não se abstenham.)

O "Desfoque" de quarta feira está pejado de paranormal. Um fantasminha no penúltimo texto só fica bem.

"Há diversas coisas que as pessoas podem fazer para se divertirem. Bunjee jumping, ir ao cinema, sair à noite, jogar ps3, ver uma série de televisão, andar de bicicleta, paintball, karaoke, jantar com amigos ou cortar as unhas dos pés. Mas isso são as pessoas. Os fantasmas, ou espíritos, ou aparições, têm de encontrar outras actividades. Como espreitar balneários femininos, perturbar sessões em tribunais ou assombrar rodagens de cinema. Hoje era esta última que eu ia praticar."
(O conto humoristico continua aqui neste link. É favor carregar.)

Para acabar, o meu amigo e insuportável Rafael Contra escreveu sobre o "I Love You, Man", a nova comédia romântica que estreou esta semana nos cinemas. A ler no "Indesmentível".

"CONTRA PICADO/GF – A sensação que eu tive ao ver este filme foi a mesma que suportar sete horas de uma reunião da JSD, sentado entre dois obesos com problemas de flatulência, numa cadeira com as pernas de diferentes tamanhos, tudo ao som de hits dos anos 90 tocados em flauta de Pã. Já não há comédias românticas suficientes? Já foram virgens com 40 anos, amigos que se casam por emprego, dinheiro e nacionalidades, desconhecidos que se conhecem e casam à primeira vista, casais à distância, casais perto demais, casais com problemas com animais de estimação, inclusive casais que têm o Owen Wilson em casa."
(Continua pelo jornal a dentro. Aqui neste link.)

gui

Tuesday, June 09, 2009

Basketball

Uma emoção como nenhuma outra. Um prazer como nenhum outro.

Estamos a meio das finais da NBA e assim se aprecia o melhor desporto do mundo.

Mais consistente, mais rápido, mais excitante, mais intensivo, mais preciso, mais desgastante, mais apaixonante, mais... desporto. É isso que basket é.

Quando é bem jogado é bonito. Quando é bem jogado é apaixonante. Quando é bem jogado é um experiência como nenhuma outra. Duas, três horas de tensão, de nervosismo, de toques mínimos que fazem toda a diferença. De jogadas simples que ganham jogos. De atleticismo que enche televisões, pavilhões e corações.

Ao melhor desporto do mundo dedico o meu tempo, as minhas capacidades físicas e parte da minha vida. Ao prazer que me dá encestar, diblar ou passar, mostro a minha dedicação...

Thursday, June 04, 2009

Leitura em dia

Não têm nada para fazer, pois não?

Então tomem lá entretenimento cibernético do bom e do melhor:

Crítica do Rafael Contra ao "Terminator 4: Salvation" em "Contra Picado":

"“Terminator 4: Salvation” – Electrodomésticos armados até aos dentes disparam contra actores com problemas temperamentais


CONTRA PICADO/GF – A sensação que eu tive ao ver este filme foi a mesma de yuppees portugueses filiados no PP, armados com alicates e gravatas cor-de-rosa, me arrancarem as unhas devagarinho, enquanto recitam o código deontológico dos seres demoníacos que são os advogados, tudo dentro de um McDonald’s à hora do jantar. Quem teve a ideia de fazer um quarto filme desta saga de bimbys assassinas vindas do futuro? Não perceberam que iria ser má ideia fazer este filme quando o realizador do primeiro e do segundo e argumentista dos outros três, James Eu-afundo-barcos-e-ganho-dinheiro-com-isso Cameron, disse mal do projecto?"
(Continua aqui neste link.)


A "Coçadela" desta semana é sobre videojogos, um amigo antigo de que nunca tinha falado no meu espaço cibernético. E se ele merecia...

" Impressionante. Em quase dois anos de “Coçadelas” nunca falei de videojogos. Olá, o meu nome é Guilherme Fonseca e sou mais nerd que benfiquista. É como estar à conversa com amigos de longa data e descobrir-mos uma característica dele que nunca tínhamos ouvido falar mas que sempre lá esteve. “Ah, mas tu tens uma tatuagem? Onde? Porque estiveste na guerra?! Onde fizeste dois filhos?! Bem…” Eu adoro videojogos. Aliás, gosto tanto que filho meu há-de jogá-los ainda na maternidade. Ou julgam que o tetris foi só inventado para se jogar na casa de banho?
A casa de banho é a melhor altura para ficarmos nostálgicos. E não estou a falar de nostalgia pelo nosso próprio corpo, estou a falar pelos videojogos que já não há em consolas, apenas no telemóvel. Pong, Archangel, Tetris, Puzzlebubble, Castelvannia e 32 bits por aí fora. Eu até digo mais, de peito cheio: quando vou à casa de banho não aproveito para matar saudades do Pong. Eu quando vou matar saudades do Pong aproveito para ir à casa de banho."
Para acabar, porque não um conto sobre um escritor entupido sem ideias? A cura? Meter-se num taxi...

" - Quando ele entrou no meu taxi topei-lhe logo a pinta toda. Barba por fazer, banho por tomar, roupa por passar e vida por relaxar. Falam de nós taxistas mas haviam de ver a velocidade a que este tipo entrou pela porta dentro e se sentou no banco de trás. Respirou fundo duas e três vezes, talvez para curar a bebedeira (o que seria assustador, sendo que era meio dia), e ficou em silêncio uns segundos.
“Amigo, isto é para onde? Olhe que o taxímetro já pinga.” Tive de o acordar. Estávamos a começar uma viagem ou a brincar aos apanhados da SIC? Ele só respondeu “Para onde quiser. Eu só preciso de andar. Dê umas voltas por Lisboa, se faz favor. Eu pago a viagem toda, não se preocupe.” E deitou-se no banco de trás. Pronto, outro a fugir do marido da gaja que anda a pinocar. “Pronto, amigo. Vamos começar ali pelo rio, pode ser?”. “Parece-me bem. Podem sair monstros da água…? Não, não podem”. E com esta frase comecei a ficar assustado."



Já têm que fazer. Espero que gostem da cota desta semana.
gui